domingo, 11 de maio de 2014

SEM MULHER DO LADO, O HOMEM NÃO VIVE SOB PRESSÃO


Autor: Andirá 

Você por certo sabe que o casamento não é lá mil e uma maravilhas. Sabe também que é muito dificil agradar uma mulher numa relação estável, e que apesar disso tudo boa parte dos homens procuram algo sério com alguma mulher. Mas você alguma vez parou para analisar como é a vida de um homem sem uma mulher do lado? Ah já sei: você pensa que ele vive triste, deprimido, doido pra ter alguém para poder ter sexo e amar, não é verdade?
Não. Não é bem assim, meu amigo. A vida de um homem sem uma parceira fixa, longe de ser um problema, pode na verdade ser a melhor forma de vida do mesmo. Vou explicar o por quê disso agora.
O homem, desde cedo, é incentivado a estudar para depois se formar e arrumar um emprego. Desde cedo ele é pressionado para ter boas notas na escola com o intuito de passar de ano. Chegando na adolescência, ele se depara com outro tipo de pressão, que será mais frequente em sua vida, que é a de trabalhar para poder se sustentar e futuramente constituir familia. Algumas vezes ele se dá bem e consegue arrumar emprego logo. Outras vezes, ele demora muito para conseguir seu primeiro posto de trabalho, por causa da enorme exigência do mercado profissional. Assim, ao conseguir seu primeiro emprego ou negócio, ele logo começa a pensar em arrumar uma namorada. Então, ele sai a caça de mulheres, ora nas baladas, ora no carnaval, ora numa festinha entre amigos…o fato é que ele não quer ficar para trás dos amigos e ser motivo de chacotas por não pegar mulher alguma. Ele então para aumentar seu poder de barganha compra uma moto ou carro em prestações a perder de vista, tudo com o intuito de pegar a mulherada que ver pela frente. Então, dia após dia, ele está lá no trabalho, acordando cedo e chegando tarde em casa, porque tal trabalho consome boa parte do seu tempo. Terminando o serviço, ele às vezes sai com os amigos para tomar aquela cervejinha, e às vezes ele chama a namorada para sair para comer alguma coisa ou leva-la pra passear num local mais reservado para eles, indo parar muitas vezes no motel. Daí ele fica feliz porque está comendo alguém e ganhando dinheiro, que muitas vezes não dá para ele investir em algum patrimônio porque ganha pouco, e esse pouco que ganha é gasto com mulher.
“Depois de um certo tempo, a mulher não mais está contente com o mesmo, seja porque ele trabalha demais ou porque nunca tem grana o suficiente para poder bancar aos caprichos dela e comprar a sonhada casa própria, já que a essa altura do campeonato a mulher não quer mais viver na casa dos pais. Então ela começa com conversinhas “inocentes” sobre aprofundar a relação, morar junto e casar. Ele então, ao perceber que a mulher espera algo mais dele, logo trata de fazer algo para ter seu salário aumentado, fazendo horas extras ou procurando nos classificados uma oportunidade melhor de trabalho, com remunerações e benefícios maiores, de forma que possa ter condições de financiar uma casa própria e morar com a mulher que está com ele.
Quando consegue ser promovido ou arruma outro emprego, ele logo fica feliz, porque assim poderá adquirir o seu sonho – pra não dizer o da mulher – de comprar uma casa própria e o carro do ano. Mas por outro lado, percebe que suas responsabilidades cada vez aumentam mais, que tem que se qualificar ainda mais, manter-se sempre informado, fazendo cursos, participando de congressos, entre outras coisas, para se tornar um especialista de não sei lá o que para poder ganhar uma graninha a mais, que muitas vezes não é para ele gastar consigo próprio, mas sim pagar as contas de telefone celular, gasolina, energia, água, condominio, etc. Ah, tá certo que a mulher também trabalha hoje em dia e pode ajudar a custear as despesas. Mas será mesmo que ela está disposta a gastar metade do que ganha – que muitas vezes é uma mixaria – para ajudar a cobrir as despesas da casa, o lugar que está sendo comprado com a maior parte do dinheiro proveniente DELE e que é para o conforto dela? É RUIM, HEIN? Se puder, ela vai gastar tudo que ganha consigo mesma, pois na concepção dela o homem é quem tem que ganhar mais e arcar com as principais despesas.
Assim, o homem segue a sua vida, se cobrando constantemente por ter bons resultados no trabalho de forma a manter seu emprego e a sua familia, quase nunca gastando dinheiro consigo próprio, para o seu lazer, somente para manter as contas pagas em dia. Isso porque não mencionamos os filhos, porque aí que ele não terá sossego mesmo, ao saber que tem alguém que depende do esforço dele para ser alimentado diariamente. Assim segue o homem, se cobrando e sendo cobrado no trabalho, dando duro para enriquecer na maioria das vezes o seu chefe ao invés dele mesmo. Sem mencionar também que no seu contracheque vem um monte de impostos deduzidos, dinheiro que poderia ser juntado para comprar algo útil para ele ou para gastar em alguma coisa do seu agrado.
Quando chega as férias, ele pensa que está livre, leve e solto, que terá uma grana pra compensar o duro que deu o ano todo, mas percebe que o que ganha dá apenas para fazer uma viagenzinha com a familia para o interior, e que já tem que planejar o orçamento, sobretudo para comprar material escolar para os filhos para o ano que está para vir.
Nessa brincadeira toda, já se passaram 10, 15, 20 anos de relacionamento, e perguntamos a você, nobre leitor: quando é que esse homem vai parar para poder se divertir, fazer o que realmente gosta, o que quer? Que dia esse homem parou para descansar a mente, ler algum livro, se divertir com os amigos de infância ou do trabalho, relembrar bons momentos da época da juventude? que dia ele pôde se dar ao luxo de jogar uma sinuquinha, xadrez; jogar golfe, jogar aquela peladatodo final de semana? Ele bem que gostaria de fazer isso, mas percebe que além de o tempo passar rápido, seus amigos também estão enfrentando a mesma rotina dura que eles e não têm tempo para sair com ele.
E assim o homem envelhece, só podendo se dar ao luxo de fazer essas coisas quando se aposenta, mas muitas vezes ele já está mal, doente, de tanto estresse acumulado ao longo de sua vida com trabalho, mulher e filhos.
E a mulher, será que envelhece assim também, ou ela sai, se diverte e conversa muito mais com as amigas?
Será que a mulher tem o mesmo tanto de preocupação que um homem tem a ponto de deixar de lado os amigos e os interesses próprios para se acabar no trabalho e cuidando de filhos? Só se ela for mãe solteira ou viúva, porque do contrário elas envelhecem muito bem.
Percebeu como que é a vida de um homem que segue o sistema tradicional? Agora compara a vida do mesmo com a de um homem solteiro, que você verá que o mesmo estará isento de todas essas coisas estressantes e que pode com mais facilidade optar por ter o estilo de vida que quer, sem se preocupar com a pressão de ser mandado embora do trabalho e não ter grana pra sustentar mulher e filhos.
Por isso eu digo: homem sem mulher não vive sob pressão, só se quiser. Mesmo assim a pressão será apenas interna, jamais externa. Homem solteiro é mais feliz. Só não sabe disso…

Um comentário:

  1. Haha engraçado que só li coisas machistas olha so a mulher conquistou muito espaço nessa nova era, e não ganhamos mixaria pelo contrário queremos sempre mais pra n depender de mais ngm pra ser feliz e se ter o que quer, e acha mesmo que gastamos tanto assim só por "luxo" fazemos por nos mesma e ate fazíamos para vcs mas vcs sequer notam quando se produzimos e na maioria das vezes não é luxo temos uma casa para cuidar e um marido tbm e ah uma família n compramos pensando só em nós compramos pensando em todos pq vcs são os individualistas pensam no necessário pra vcs mas n pra casa e entre outros, foi o texto mais ridículo que eu já li pq n tem fundamento e não é o não depender de mulher pq um dia tu terás vontade de formar família fará um esforço e será só no começo como alguns ainda fazem pq depois largam pra nos fazermos o trabalho é cansativo mas nem por isso tu n deve conversar sobre a casa ou sobre o dia pq é só sair pra marcar um futebol com os amigos nos vamos conversar com nossas amigas sobre a casa os filhos e casamento então n deixe pra dizer que somos paranoicas é puro cuidado nosso n pode deixar de dar importância, pq quando se vai isso se vai tudo que formaram "juntos" pq tu pode ter começado deu a casa arrumou dinheiro mas ela cuidou preservou deu amor e isso é o que mais importa !!! O amor esta ligado á todo meu caro .. Reciprocidade é disso que todos precisamos!

    ResponderExcluir